quarta-feira, 10 de junho de 2009

BIOGRAFIA DE ANNA RYTA NUNES ROCHA - VÓ LILITA - avó do autor desse Blg, por Horácio Nunbes Rocha


Alguns dados biográficos da Senhora LILITA NUNES ROCHA, solicitados pela Câmara Municipal da cidade de Ponta Grossa-PR, para a finalidade de homenageá-la com nome de RUA da cidade.

O TEXTO DE DADOS BIOGRÁFICOS É DE AUTORIA DE HORÁCIO NUNES ROCHA.


Lei nº.5595. Nominação de Rua.
Autoria: Vereador EDINHO MORO.
RUA LILITA NUNES ROCHA.
Local: JARDIM ALPHAVILLE-PONTA GROSSA-PR.


A vida humana é fugaz, tênue e passageira, por isso, para que ela não seja, também, vã, é preciso outorgar-lhe sentido, pois dessa forma ela é capaz de transcender sua limitação material e permanecer para sempre na memória daqueles que foram tocados por suas ações, concedendo-lhe, assim, um pouco de imortalidade.

Na frase poética: Ser lembrado é não morrer jamais...


Dona Ana Rita Nunes Rocha – (Lilita), filha do Coronel Horácio Nunes e Dª.Ubaldina Santana Nunes, nasceu em Teixeira Soares-PR, no dia 08 de novembro de 1903, radicando-se nesta cidade desde 1923.

Casou-se com o Sr.Alcides da Silva Rocha, com quem teve os filhos: Horácio Nunes Rocha, Luiz Nunes Rocha, Sidney Nunes Rocha, Nael Nunes Rocha, Rubem Nunes Rocha, Edny Rocha Saad, Alnary Nunes Rocha, Antônio Nunes Rocha, João Arivaldo Nunes Rocha, João Maria Nunes Rocha, Siloé Clodney Nunes Rocha, Rosaldo Lenington Nunes Rocha e Alcides Ivan Nunes Rocha.

Dona Lilita enfrentou sem temor e com heroísmo a luta para criar e educar uma prole tão grande, possibilitando aos seus filhos a oportunidade de tornarem-se cidadãos úteis e capazes na sociedade, com a ajuda do esposo bom e amoroso, sempre com palavras carinhosas e sorriso nos lábios, encorajava e ensinava aos seus filhos trilharem por caminhos seguros conforme o Evangelho de JESUS CRISTO – NOSSO SALVADOR.

Por força de obrigações de seu esposo, que era Agente Ferroviário, na época teve que residir em diversas localidades, porém, por onde passou deixou seu rastro de luz, principalmente no sentido de alfabetizar os seus filhos e as crianças das redondezas, que ficavam encantadas com a forma carinhosa de alfabetizá-las e prepará-las para o futuro, obtendo como recompensa por esse gesto, a satisfação de ver e sentir a alegria de cada uma das crianças ao aprender os primeiros ensinamentos.

Dª. Lilita orientou a sua vida nos princípios do evangelho de JESUS CRISTO, tendo sempre boa vontade, ajudando os necessitados com dedicação, haja vista, que estava pronta para servir, sem distinção de pessoas, destacando-se também na filantropia.

Como membro efetivo da Sociedade as Samaritanas de Ponta Grossa, trabalhou muito e colaborou financeiramente por toda a sua vida para ajudar várias obras sociais de nossa cidade, principalmente para a criação e construção do Hospital Evangélico de Ponta Grossa.

Em julho de 1964, contribuiu generosamente com a campanha Ouro do Paraná, para o Brasil – Ponta Grossa, conforme certificado arquivado juntamente com os demais documentos que lhe pertenciam.

Faleceu em 24 de julho de 1982, nesta cidade, onde deixou como seu maior legado, o exemplo de bondade, trabalho e amor ao próximo.

Nenhum comentário: